terça-feira, 15 de março de 2011

Um Leve Toque de Poesia


Embora não esteja presente  em nosso planejamento, nós da Vento em Popa pensamos uma estratégia para fomentar o gosto da poesia e ao mesmo tempo trabalhar a  questão do letramento. Eu Valter, combinei com as duas turmas que iria cumprimentá-los no início do dia e no início da tarde com uma poesia. A princípio perguntei  para cada uma das turmas se alguém gostava de poesia, depois deflagrei uma poesia do ilustre Sérgio Vaz (Os Miseráveis), daí  então perguntei novamente  quem gostou da poesia, foi unânime todos levantaram a mão.

Esta foi a provocação para começar as discussões, e segui religiosamente minha  tarefa de recitar a poesia nossa de cada dia. Com isso  em uma conversa informal fora da ONG, uma jovem disse ao educador Leandro: "Eu não gostava muito de poesia, na verdade não gostava nada, mas depois que o Valter começou a recitar as poesias todos os dias mudei minha opinião e agora gosto de poesias, pelo menos comigo rolou uma transformação."

 O objetivo é que agora agente passe a debater o contexto das poesias lidas. Hoje cada educador trouxe uma poesia e fizemos um mini sarau com a turma da tarde. Depois pegamos a poesia "O corpo", do educador Leandro e dividimos os jovens em 4 grupos, que tinham como meta,  entender o texto e expressar o   entendimento de cada grupo de maneira livre. Houveram muitas dificuldades em produzir as expressões, mas amanhã continuaremos...

Com isso pretendemos estimular a  vontade de ler e escrever. Na turma da manhã esse exercício está sendo realizado com a construção da página Expressões Impressas, criada pelos próprios jovens, editada e pensada por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário