O Programa


Jovens Urbanos

O Programa Jovens Urbanos oferece formação a jovens por meio de organizações não-governamentais (ONGs) situadas nas regiões onde residem. A cada edição são atendidos 480 jovens, de 16 a 21 anos. Os participantes se reúnem em três encontros semanais, com duração de quatro horas diárias. A etapa inicial compreende a circulação pela cidade e pelo próprio território. Na sequência, os jovens participam de oficinas sobre diferentes temas, como tecnologias digital e de imagem e som, moda e design e arquitetura urbana, sempre com o acompanhamento de um educador da ONG.
A partir das reflexões sobre os territórios urbanos e das experiências adquiridas por meio de pesquisas, os jovens investigam e exploram as possibilidades de melhorias para seu próprio território. Eles identificam áreas temáticas em suas comunidades e desenvolvem um conjunto de ações de intervenção. Os participantes são incentivados a tomar decisões que interferem no próprio modo de vida. Ao longo de 10 meses de formação, eles ampliam seu repertório e desenvolvem habilidades para enfrentar os desafios de implementar um projeto. Após este período, eles têm quatro meses para efetivar e acompanhar sua própria intervenção.
As duas primeiras edições do programa aconteceram nos bairros paulistanos de Campo Limpo e Brasilândia, em 2004 e 2005, respectivamente. A terceira (2007), quarta (2008) e quinta edições (2009) foram realizadas nos bairros de Lajeado e Grajaú. Após três edições consecutivas nestes territórios, foram atendidos 1.440 jovens e mais de 60 projetos de intervenção implementados nas duas comunidades. Em 2006, foi realizada uma edição nas regiões de Jacarezinho, Manguinhos e Santa Cruz, no Rio de Janeiro.
Em 2009, foi lançada a publicação Jovens Urbanos - Sistematização de uma metodologia, com o propósito de contribuir com a discussão sobre o assunto. O livro, destinado a institutos empresariais, fundações, empresas privadas, órgãos públicos e organizações não-governamentais (ONGs) que atuam ou pretendem trabalham com esse segmento, traz o passo a passo de implementação e compartilha todas as etapas da metodologia do programa.
O Jovens Urbanos integrou, em 2009, o Guia de Tecnologias Educacionais, uma publicação anual do Ministério da Educação (MEC) cujo objetivo é disseminar processos, programas, ferramentas e recursos pedagógicos de ponta para professores e secretários de Educação.