Diário de bordo (Tarde)

As postagens escritas com a cor preta, são textos produzidos com as impressões dos educandos. E os destacados com a cor vermelha, são as observações do educador Leandro.

O nome desta página "Diário de bordo" foi criado pelo educando Michael Alves da turma da tarde, com a explicação de que "Esse nome é legal, pois aqui alem de trabalharmos com barcos - ONG - estamos todos no mesmo barco..."

  • 18 de Agosto - Culinária saudável (Exploração)
  • Mercadão da Lapa
  • 12 Jovens
Neste dia fizemos a segunda exploração da experimentação. Fomos com a galera pro mercadão da LAPA. Trenzão diretão do Grajaú até o mercadão, e lá tivemos a oportunidade de ver diversos produtos usados na experimentação vendidos em atacado e varejo (todos com o preço muito melhor do que nos mercados comuns), fomos seguidos pelo sugurança que tem detector de pobre na cabeça, e fizemos um picnic bem legal onde os jovens degustaram comidas doce, azeda, amarga e salgadas.
  Trem apertado, onibus demorado pro Grajaú... e casa!

  • 11 de Agosto - Culinária Saudável com Midiã e Fernanda


Neste sétimo encontro da experimentação "Culinária saudável" tivemos uma proposta atípica. Cruzar informações do que nós (PJU) fazemos por aqui, com o que o pessoal do projeto IMARGEM tem realizado.
O Imargem é um projeto nascido e desenvolvido no Grajaú, e tem a proposta de discutir questões ligadas ao meio ambiente, arte, convivência e questões diversas ligadas a realidade de nossa comunidade.
O projeto IMARGEM utilizou o espaço da biblioteca da VEP para fazer uma reunião, e as meninas e meninos da VEP faziam Cookies e biscoito de polvilho na cozinha. Após o término do prepara do pratos, juntamos a galera e fomos todos assistir a um vídeo que fala sobre iniciativas de projetos jovens.
Neste dia também, discutimos bastante a temática EMPREENDEDORISMO, que nós da VEP consideramos uma questão importantíssima para o futuro destes jovens moradores das ruas apertadas do Grajaú.




  • 10 de agosto - ArgumentAção - Tema: Tudo que é legal, é legitimo? (descriminalização das drogas e prostituição)
Nesta semana nós discutimos questões ligadas a legalização das drogas e prostituição no Brasil. O jogo rendeu discussões acaloradas, e mais uma vez as meninas e meninos da VEP não se contentaram com as regras, e quiseram estender a conversa para alem das 4 linhas (imaginárias) do jogo.
Destaque para a defesa de argumento do Rafinha, que disse que a mulher tem o direito de escolha em se prostituir, e que só ela é dona do seu corpo. E disse também  que a prostituição sendo legalizada, será muito mais fácil garantir direitos como plano de saúde , seguro de vida, aposentadoria etc...

  • 03 de agosto -  - ArgumentAção - Tema: Comunicação - os meios de comunicação formam nossas opiniões)

  • 27 de Julho -  - ArgumentAção - Tema: meio ambiente (é possivel conviver em harmonia com o meio ambiente?)
Destaque da discussão para a reflexão ácida (E provocativa) do Nikolas
"Se formos pensar em viver em harmonia com o meio ambiente, reaproveitando garrafas PET para construir casas que não agridam esse espaço e utilizem de materiais reciclados -argumento usado na defesa anterior- não podemos esquecer a quantidade de terras que é usada para o plantio do guaraná para fazer esses refrigerantes, e o próprio mal que os refrigerantes fazem para nós..."
Tão tá néé??





  • 26-07 - Paranapiacaba
  • Local - Cidade de Paranapiacaba
  • Data - 26 de Julho de 2011
  • Numero de jovens - 22 (Turma da tarde)

Nesta saída a proposta era a aventura! Conhecer e explorar a cidade de Paranapiacaba.
Tivemos o objetivo de contextualizar a temática discutida no jogo ArgumentAção, e levantada pelos jovens tanto no planejamento participativo, quanto nos Grupos de Trabalhos que temos realizados - Meio Ambiente.
Lá, que é uma vila ferroviária, conhecemos a casa do engenheiro da São Paulo Highway, e descobrimos que a cidade foi o espaço que os construtores das linhas ferroviárias da cidade moraram neste processo de construção das linhas de ligação.
Entre discussões sobre a importância de conservar a água, fauna, flora e a biodiversidade como um todo, caminhamos até o mirante de Paranapiacaba - que do guarani significa de onde se ver o mar, e realmente lá de cima, dá pra ver o porto de Santos, e a cidade de Cubatão. Um local, e experiencia únicas.

Cansados, mas totalmente felizes... voltamos para o Grajaú com muitas idéias para o próximo debate. 



  • 20 de Julho - ArgumentAção - Tema: (Legalização do aborto)

  • 12,13 e 14 de Julho - Exploração solo sagrado + finalização dos fanzines sobre educação + prévia do jogo "ArgumentAção".
  • Local - Praça do trabalhador (Jardim Varginha)
  • Data - 13 de Julho de 2011
  • Numero de jovens - 

Semana Zicada!! Tudo certo pra exploração ao solo sagrado (Um espaço de convívio onde o equilíbrio entre o homem e a natureza é o principal enfoque).
            Mesmo sendo uma área relativamente próxima de nós geograficamente, precisaríamos pegar três ônibus para chegar ao local, e a novidade foi que quando faltava apenas um ônibus, uma pessoa veio nos falar "Hoje o solo sagrado não abriu, estão fazendo manutenção do espaço"... 
Bem bolados finalizamos a saída em uma praça próxima ao terminal varginha (Local onde iríamos pegar o terceiro ônibus) onde comemos, trocamos uma idéia, e de lá, voltamos pra casa! Imprevistos realmente acontecem...
Nesta semana finalizamos a elaboração das entrevistas, e edição do material gráfico do fanzine que o pessoal começou na semana passada. A discussão sobre o que é educação, pra que serve, e onde eu acho esse negócio, continuou acalorada! Devido a finalização dos fanzines, não conseguimos conversar sobre o jogo "ArgumentAção".



  • 05, 06 e 07 de Julho - Museu da língua portuguesa + filme pro dia nascer feliz - Construção de um fanzine sobre educação e escola (é a mesma coisa?)
Semana onde a idéia é discutir educação! Fizemos uma exploração bem positiva e participativa no museu da língua portuguesa.
No outro dia, passei pra eles o filme/documentário "Pro dia nascer feliz" (Indico a todos os educadores) que apresenta a relação dos alunos com o universo escolar, pela linguagem e olhar dos próprios alunos. Esse filme apresenta uma escola da periferia de Pernambuco, uma do rio, uma do interior, uma escola particular, e uma da periferia de São Paulo (sendo esta, uma escola do Grajaú). Foi bem expressiva a identificação da turma com os problemas e solução sobre o cotidiano escolar que aqueles alunos da tela apresentaram,  e dali, iniciamos uma conversa sobre o que é, para que serve, onde está, e como utilizar a informação, educação, conhecimento oferecido aos jovens.
Propus a eles que com base nessa discussão, fizéssemos um fanzine onde eles irão expressar suas idéias sobre o tema, e divididos em 4 grupos, teriam que criar entrevistas a serem realizadas com membros dos outros grupos. A atividade iniciou morna, porem, a turma de empolgou com a produção de tal forma, que a atividade que era prevista para terminar as 17:30, acabou as 18:20.

  • 28, 29 e 30 de Junho - Inicio das experimentações - Vídeo entre rios e onde são Paulo começa + Atividade de construção de um modelo de cidade
Essa semana seguimos o planejamento antigo (Trajetória trama) onde previmos uma discussão sobre ecologia humana (um termo usado no estudo da biologia). Nosso mano e coordenador Valther, desenvolveu uma atividade bem bacana para realizamos após assistirmos aos vídeos entre rios e "Grajaú - onde São Paulo começa". A atividade pegou um gancho da palestra que tivemos no CEU Navegantes com o Adolfo Duarte, e levou os jovens para em dupla pensarem como seria possível construir uma cidade como São Paulo nos dias de Hoje. Levando em conta o uso de transportes, habitações, fontes de energia, coleta de lixo e esgoto.
Um dos pontos fortes da atividade, foi a dinâmica de divisão das duplas, que fez com que nenhuma panela fosse privilegiada, o que deu um resultado muito bom ao término da atividade.


  • 21, 22 e 23 - Instituto Butantã
Cobras e mais cobras!! A Clássica saída ao instituto Butantã proporcionou percepções clássicas (porem, ainda desconhecidas destes jovens!) - O Instituto não tem só cobras! Eles são os maiores fabricantes de vacinas da América latina! Os inimigos invisíveis estão por todos os lados (Microorganismos!) Os sapos realmente são uns bichinhos feinhos... Rsrsrsr

  • 14,15 e 16 de Junho - Musica (A cidade) + Filme as melhores coisas do mundo + produção de texto (O que são as melhores coisas do mundo pra mim)?

  • 07,08 e 09 de Junho - Registro + Avaliação + Museu do futebol

    • 31-05, 01,02 e 03 de Junho - Encontro Publico + Quanto vale ou é por quilo? - Visitação ao CEU navegantes (Palestra sobre a construção do bairro – Adolfo)
    31-05 – Encontro publico CEU Navegantes
    Esta foi a saída onde tivemos a oportunidade de mostrar o que fizemos na semana de arte, e onde cada ONG mostrou o que tem feito.
    Pra mim foi muito bom, porque podemos saber o que estava acontecendo nas outras ONGs, e também ter a oportunidade de conhecer pessoas novas. Gostei de quase tudo que foi apresentado, menos das meninas que foram lá pra falar, e não falaram nada...

    01-06 – Filme “Quanto vale ou é por quilo?”
    Bom, não entendi muito do filme, mas ele fala muito sobre classes sociais, política, preconceito etc. Falava sobre escravos e ONGs que pegavam crianças de rua e também sobre políticos corruptos, escravos e seus senhores de fazenda.
    Pra mim foi bom ver este filme, e ver como as coisas eram sofridas nos tempos passados, e ver eu os escravos lutavam por suas cartas de alforria.

    03-06 – Fomos em uma palestra no CEU, como Adolfo Duarte (DJ Ferruge).
    Ele falava como foi fundado o bairro do Grajaú e foi um trabalho de faculdade que ele fez. Como e quando foram construídas as represas Guarapiranga e Billings, e sobre os bairros em que vivemos. Para mim foi uma oportunidade que nunca tive para conhecer mais sobre o meu bairro, e quantos anos ele tem! Foi importante para me manter informada sobre o que aconteceu naquela época, e agora tenho informação sobre isso pra falar para falar pra outras pessoas, e até mesmo pra quando eu tiver meus filhos.
    Por Ana Paula Alvarez Santos. 




    • 24,25 e 26 de Maio - Gt's + Avatar + Sin City + Estação ciências. 
    Semana especial – direito de expressar o que se sabe
    O dia 24-05 do PJU foi um dia em que pra mim considerei um dia de expressão. Foi o dia dos GT’s e da criação de personagens (Avatares) sobre as características dos jovens da comunidade. Mas não foi simplesmente  da comunidade, mas sim, fazer sobre o que penso dos meninos da comunidade.
    Isso pra mim significa expressão, pois eu falei o que penso sobre eles fazendo um desenho. Junto com o desenho pude produzir um texto com dados sobre o nome, idade e a família do garoto AVATAR da comunidade. E depois colocar em prática apresentando desenho pra turma. Isso é realmente legal, pois pense no que você mesmo faria se tivesse a oportunidade de dizer o que pensa dos meninos da sua comunidade. Eu tive esta experiência. Também tenha!
    Essa atividade foi inspirada (Ou copiada rsrsrs) de uma propostas apresentada pelo educador Rafael (Heliópolis) e teve o objetivo de cruzar as impressões que meninos e meninas tem sobre o sexo oposto, com suas características físicas, e psicológicas. Foi uma tarde divertida... e todos curtiram as apresentações de seus "Avatares"
    Dia 25-05 no PJU foi o dia em que assistimos o filme Sin City. O filme foi difícil de entender. Não soube o que interpretar pois esse filme mudava a cada minuto. Pareciam muitos filmes ao mesmo tempo.
    Sin City - A cidade do pecado. A maioria dos jovens ficaram um pouco perdidos ao assistirem este filme, que é uma obra de ficção baseada em um quadrinho de Frank Miller. Porem, a proposta era mais ou menos essa. O Filme apresenta 4 histórias que acontecem ao mesmo tempo, num vai e vem frenético onde a cidade é o personagem principal, e a contextualização veio ao final do filme, onde expliquei que a idéia de "milhões de histórias acontecendo ao mesmo tempo" é o que nossa cidade vive. 

    Dia 26-05 – Dia da exploração para a estação ciências. Essa exploração foi uma das que mais gostei. Muito interessante. Pude ver coisas comuns que eu já aprendi na escola (mas, o conhecimento nunca é demais!).  Fiquei sabendo mais sobre terremotos, tsunamis e furacões.  Com esta exploração pude ver um universo que pode me levar a muitos outros. 

    Vi roupas e histórias antigas (exposição Mundo medieval), matemática, biologia etc.

    Foi uma das semanas que mais me inspirei.
    Tá falado!!!
    Por Jéssica Lopes da Silva


    • 17, 18 e 19 de Maio - Clube do Itau + "Sou Feia mas to na moda" + Experimentações + Gt's
    Fomos ao passeio do Clube do Itaú, e tivemos um dia de muito lazer e diversão. Ao chegar lá já estávamos muito animados com o lugar, era tudo muito bonito, mas ao mesmo tempo, estávamos tristes por ver o tempo cada vez mais fechado e com muita garoa, dificultando a entrada da galera na piscina. Mas mesmo assim muitos de nós não deixamos de se divertirem na piscina. Esse foi nosso melhor passeio. Curtimos muito, comemos muito, e logo depois tivemos um show com a banda Razallfaya que animou ainda mais a galera, e fez todo mundo entrar na dança pra encerrar o passeio.

    Essa semana foi quase toda em cima do clube do Itaú! Aproveitamos a quarta e a quinta para alem de dar uma relaxada, discutir de leve os encaminhamentos do programa, e da criação dos GT's.
    Neste dia assistimos ao documentário “sou feia mais to na moda”. Falava muito sobre a história do funk, o inicio, como, onde e porque começou. Mostrava um outro lado sobre as letras do funk que nos fez repensar muito sobre o que achávamos das letras.  Neste mesmo dia tivemos a orientação do nosso educador para a escolha das experimentações que iremos ter em breve, e que pelo visto serão algo muito bom e diferente de se fazer. Estamos anciosos para o começo dessas oficinas. 
    Para contextualizar um pouco mais sobre os hábitos e costumes jovens, assistimos ao documentário "sou feia mais to na moda" sobre o FUNK carioca, que mostrou pros jovens algumas características que eles não conheciam sobre a musica que eles tanto gostam (Como por exemplo, a justificativa sobre a sensualização e aspectos violentos abordados nas musicas).

    (Fotos por André Bueno - http://www.andrebueno.com.br/)

    Foi um dia em que o pessoal que está nos grupos de trabalhos tiveram mais livremente para conversarem sobre o que estão fazendo.
    Escolhemos também quais as experimentações faríamos.. e encerramos a semana assim.
    Por Janaina Silva dos Santos.



    • 10, 11 e 12 de Maio - Cartografia Escher + "Escritores da liberdade" + Avenida Paulista
    Nossa semana começou com a produção das impressões sobre a saída ao CCBB. Paralelo a isso, começamos a organizar e discutir as práticas dos GT's, sendo que neste primeiro momento, iniciamos uma conversa com dois grupos. Um que está pesquisando sobre a migração e a juventude, e o outro... sobre a relação da característica local (Represa e meio ambiente) com a comunidade.
     Devido a ausência do educador Leandro (que estava se apresentando no clube do Itaú da zona leste), Jonato ficou com a turma da tarde durante a discussão e o filme "Escritores da liberdade"
    Nossa exploração da semana teve o objetivo de ver se existe, e como se apresentam o mundo das letras (conhecimentos ligados a ler) na cidade.  E para isso fomos até a região da avenida paulista.
    Começamos nossa caminhada conhecendo  o centro cultural São Paulo,  onde todo mundo achou muito grande e chato (Não tava rolando nenhuma exposição "legal" no dia).
    De lá, fomos direto pra casa das rosas, onde haviam duas exposições de uma artista (que ninguém lembra o nome) onde a poesia era apresentada com recursos para estimular as percepções auditivas e visuais.
    Caminhamos para o Itaú cultural, que na ocasião apresentava a exposição "Sob o peso dos meus amores" do artista plástico Leonilson. Fomos até lá, pois a obra do Leonilson tem a característica de apresentar escritos em suas pinturas, bordados e rascunhos. Não sabíamos, mas no dia também ocorria o "mamaço" - ato simbólico de protesto contra a proibição que uma mãe teve ao amamentar no espaço do Itaú.
    Os jovens curtiram bastante e exposição... Ficaram bem curiosos com tanta "mãe dando de mamar", contextualizaram coisas como "Porque o artista escrevia um monte de coisas nas telas?" As meninas ficaram emocionadas com a presença de um ator da malhação que também visitava a exposição (porem, só as meninas conheciam ele... rsrsrs) e correndo fomos embora.
    Na real, eu voltei com uma impressão ruim sobre a saída. Pois tudo foi tão rico, que a critica, e as percepções dos jovens sobre o seu redor foi muito limitada. Se houvesse emoção e interesse tão grande pelo conhecimento, quanto quando o ator da malhação apareceu, tudo seria lindo. Fiquei com aquele sentimento de "Eles precisavam questionar mais, ter mais sede de conhecerem e entenderem tudo que tá rolando"... Mas a realização desta vontade... vou ter que deixar pras próximas. 



    • 03, 04 e 05 de Maio – Avaliação escrita sobre a semana da arte do pju + Documentário Imargem + Produção sobre linguagem artística utilizando como referencial Basquiat, Picasso, Sérgio Váz e Fernando Pessoa + Visitação ao centro cultural banco do Brasil (exposição Escher)
    O inicio da semana foi bem difícil! Acreditei que todos estariam super empolgados pelo desenrolar e sucesso da semana da arte, mas os jovens ainda apresentavam um cansaço grande, e desanimo para a realização da atividade que seria escrita. Porem, mesmo que com muitas reclamações, foi possível avaliarmos a semana, e colhermos depoimentos sobre os acontecidos.

    No segundo dia, me senti na obrigação de uma conversa mais dura com os jovens, pois agora que entramos em um ritmo tão legal, não seria nada bom voltarmos a um processo vagaroso.
    Após esta conversa, assistimos o documentário imargem, idealizado pelo artista Mauro e propus que comparássemos os motivos e a forma de expressão de artistas como Sérgio Váz, Jean Michael Basquiat, Fernando Pessoa e Pablo Picasso para identificarmos algum sentimento que tenhamos vontade de expor... E uma forma para o fazer.

    A atividade foi muito boa, pois os jovens se sentiram a vontade para falarem sobre seus bairros, familiares, amores saudades e tristezas. Seja em textos, poesias ou pinturas...
    Após este dia, fomos até o centro da cidade, onde conhecemos a catedral da sé, marco zero, centro cultural banco do Brasil e galeria 24 de maio.
    Nosso foco principal foi à exploração ao CCBB onde ocorria a exposição do artista plástico holandês Maurits Cornelis Escher, cuja obra traz ilusões de ótica através de desenhos e representações construídos com base em cálculos matemáticos (muito louco!)




    • 26,27,28,29 e 30 de abril - Semana de artes do PJU + Encontro com os pais
    Nos dias 26, 27, 28 e 29 de Maio o PJU realizou um grande projeto que foi a semana de arte. Uma semana em que todos os participantes mostraram grandes habilidades e talentos que estavam escondidos.
    Todos estavam animados para poder realizar esse projeto, em fazer um trabalho de boa qualidade e todos tinham ótimas idéias e muitas propostas bem legais. Houve um pouco de dificuldade mas isso não atrapalhou na realização dos nossos trabalhos, pois todos estavam muito focados, todo o pessoal se reuniu e se esforçaram, todos estavam colaborando com esse grande passo que estávamos dando.
    Para mim a semana de arte foi muito boa. E acho que não só pra mim, mas também para todas as pessoas do projeto. Foi um grande passo! Acho que a semana de arte conseguiu fazer com que as pessoas mostrassem mais o que elas sabiam, talentos que estavam escondidos apareceram e assim, todos saíram com a idéia de que a semana foi especial.
    Por Patricia Guimarães de Souza



    A-TEMPORAL

    Durante as semanas, tentamos apresentar as meninas e meninos do PJU algumas poesias de diversos autores. Nossa intenção com isso foi tentar sensibilizar a expressão, e o gosto pela leitura, que de forma quase unânime, ainda é um bicho de mais do que sete cabeças.
    Um dos autores-poetas que apresentamos aos jovens, foi o Sérgio Váz. E escolhemos ele, por afinidade mesmo! Tanto com a história do poeta, quanto com a forma de escrita. Direta, profunda, de facil entendimento e assimilação.
    Segue abaixo um vídeo onde o pessoal da turma da tarde recita a poesia "Porem" de Sérgio Váz...




    6ª Semana
    Terça -  Assistimos um documentário sobre o tráfico de drogas, como funciona, o lado bom e o ruim.  Sobre as familias e como convivem com as pessoas envolvidas com o tráfico. E fizemos um debate com dois grupos, sendo que um tinha que defender uma idéia e o outro ser contra.
    Nesta semana investimos em um cine-debate, com o objetivo de promover a discussão, a integração de todos da turma, e principalmente o senso-critico. Escolhemos o documentário "Falcão - os meninos do trafico" por apresentar temáticas ligadas ao tráfico de drogas, violência, juventude, relações inter-comunitárias e relações de poder (homens-mulheres comunidade-tráfico-poder publico).
    Fizemos um combinado com a turma, onde eles deveriam permanecer atentos durante todo o filme, afinal eles iriam formar duas turmas ao término do filme para discutir as temáticas. Uma turma com o olhar voltado a comunidade e a realidade dos envolvidos com o tráfico, e a outra, defendendo questões sociais e de interesse do poder publico. A atividade foi muito boa, e pela primeira vez todos tiveram a oportunidade de colocar suas opiniões para a turma. 


    Quarta - Exploramos o parque vila lobos, encontramos com a turma da manhã, andamos pelo parque, conhecemos o orquidário e andamos pelas trilhas apreciando a natureza.

    A exploração ao parque vila lobos foi mais uma das experiências de integração da turma da manhã com a turma da tarde, e um dos principais eixos temáticos de nossa exploração foi o reconhecimento de outra área verde dentro da cidade de são paulo. Conhecemos a exposição referente ao 25º aniversário da secretaria do verde, orquidário, e os demais espaços do parque em uma tarde com pouco sol, e muita garoa.


    Quinta - Recebemos visitas de dois coordenadores do CENPEC, conversamos sobre o que estamos desenvolvendo no projeto. E tivemos uma visita surpresa da ONG Projeto Anchieta. e conhecemos os jovens participantes de lá.
    Depois disso, registramos o que fizemos nas semanas anteriores.

    • 5ª Semana
    Mutirão
    No dia mundial da água, a gente participou de um projeto para limpar a represa. Nesse dia a gente tirou muito lixo, sendo que cada saco de lixo tinha uma cor, para colocarmos os lixos adequados neles.
    Atividade aguas limpas.
    Dentro da Vento em popa existe um outro projeto chamado Navega São Paulo. E desenvolemos uma parceria com eles em uma ação de comemoração do dia mundial da água.
    nesta atividade alguns jovens do PJU no período da tarde contribuiriam em uma discussão, e mutirão simbólico de limpeza de um trecho da beira da represa do guarapiranga. 


    SMTRAB
    Entrega dos documentos

    Produção
    Neste dia fizemos uma história sobre o parque do Ibirapuera, que  teve muita comédia. Inventamos histórias, porem ao mesmo tempo, com um pouco de realidade.  Registramos tudo o que aconteceu no parque do Ibirapuera.

    Para nós, foi muito interessante. Pois pudemos colocar nossas idéias em prática. Pudemos fazer a história do jeito que a gente queria.
    No fim da semana, retomamos a conversa sobre a exploração ao parque do ibirapuera, e o proposto aos jovens foi a criação de uma história fictícia sobre o parque do ibirapuera, com 04 eixos: Drama, suspense, comédia e romance separados em 04 turmas. 
    Cada grupo iria iniciar uma história com o direcionamento de seu tema, e deveria após um tempo passar a história para outro grupo continuar, utilizando também sua temática. Teríamos então quatro histórias diferentes escritas pela turma. O objetivo da atividade foi criar um produto original, criativo e que possibilite tanto reativar as memórias do vivenciado no parque, quanto promover a escrita e leitura. 


    • 4ª Semana
    Terça - Nos foi dado uma poesia para ser criado um projeto em cima dela. Resolvemos que deveríamos coloca-la na parede em forma de estencil , e tambem através de musica, telejornal e teatro.

    Quarta - No momento da apresentação o educador fez um video registrando a atividade, onde cada grupo dizia o que resolveu fazer e logo depois, apresentava o que foi criado.
    Apeser de ter sido dificil escolher o que seria feito, foi uma forma de todos começarem a usar a criatividade.

    A idéia do lance era complicar pro jovens mesmo! Estamos a um tempo tendo contato com o mundo da poesia, através das citações diárias do Valther, e nesta oportunidade, o contato seria mais intenso ainda! Desenvolvi uma poesia chamada "O corpo" onde coloquei algumas idéias e vontades que os jovens apresentam no dia a dia, e pedi pra turma fazer uma interpretação do texto. Porem, eles não poderia fazer nada convencional ou simples. A idéia era usar a criatividade e o potencial mesmo para apresentar essa interpretação pra turma. 
    Considero esta como uma das principais atividades até o momento, pois mesmo ela tendo se estendido um pouco mais do que o previsto, os jovens realmente se esforçaram para compreender o que estava escrito naquela poesia (Leitura) e em criar algo coletivo (Criatividade-trabalho em grupo).
    Os produtos foram Uma musica com sua letra escrita em dois tapumes (madeirites), Uma apresentação ilustrativa em forma de telejornal, onde os jovens reescreveram a poesia. Um cartaz cartográfico com os sentimentos dos jovens, onde eles desconstruiram a poesia, desenharam um corpo humano e distribuiram as frases dentro deste espaço, assim, criando uma nova proposta para a poesia. E por ultima, uma apresentação teatral que utilizou a técnica de estencil como pano de fundo. Os jovens criaram frases referente ao sentimento obtido com o texto, e coloriram as paredes da vento em popa com sentimentos vivos...



    Quinta - A saida para o Ibirapuera era prevista para as 09:30, mas pelo fato do bilhete unico não ter sido carregado, a saida atrasou e muito, causando transtorno de todos que quase desistiram da saida.
    Chegando lá, fomos conhecer o museu afro, que foi muito interessante, pois conhecemos um pouco sobre nossas origens. Vimos quadros que mostravam a realidade do Haiti, o que chamou muito nossa atenção. Vimos instrumentos  utilizados para maltratar os escravos, objetos para espantar mal olhado, uma réplica de um navio negreiro, e explicações de onde e como os negros eram transportados.
    A volta do parque foi boa para que aprendecemos e vissemos a realidade que muitas pessoas passam todos os dias dentro de ônibus lotado, e do transito que está sempre um caos.
    Transito... Transitar!
    Tivemos dificuldades na saida, que era prevista para o horário da manhã, mas por motivos técnicos, só ocorreu no inicio da tarde. Porem, depois dos estresses... lá fomos nós! Turma da manhã e tarde juntos em uma aventura onde o objetivo maior era descobrir, explorar, conhecer e nos conhecermos...
    Pelo pouco tempo que tivemos no parque (devido ao atraso), fomos direto ao museu afro. Lá, as reações foram das mais diversas! Medo, espanto, incredulidade (porque é que tratavam os negros assim) identificação, e conhecimento! Os jovens em geral sairam com uma outra visão da história!
    Após a visitação ao museu, fizemos uma breve exploração livre pelo parque, e em menos de uma hora, ja escavamos no ponto de ônibus para enfrentar mais uma sessão de transito e desconforto proporcionado pelo nosso querido sistema de transportes públicos!!


    • 3ª Semana
    Retomamos as atividades do PJU na quinta feira da semana do carnaval. Concluimos o projeto das fotos que tiramos do bairro, a tarefa agora era realizar algo com o uso das fotos. Alguns grupos colaram essas fotos em cartazes, na verdade, metade dos grupos fizeram cartazes que demonstravam os problemas do bairro.
    Tivemos uma pausa para o lanche, e o cardápio de hoje tinha hot dog.
    Já que estávamos todos de barriga cheia, retomamos ao assunto para concluirmos e apresentarmos os projetos que tínhamos realizados.
    Por fim nós achamos essa atividade bastante interessante. Pois com as fotos do nosso bairro conseguimos mostrar muita coisa que chamava a nossa atenção em nosso dia a dia. coisas que nos preocupa e que queremos mudar em nosso bairro.
    Podemos tambem ver alguns pontos posivos, como o posto de saude que atende a comunidade. a "escola das freiras" que tem vários projetos importantes pras crianças da comunidade. E tambem alguns negativos que ainda tem muito o que melhorar.
    Foi muito bom sair e poder explorar nosso bairro.
    Essa atividade abriu nossos olhos para sentirmos e entendermos o que o gaivotas não é apenas um bairro com problemas, e sim uma familia.
    Enfim, todos curtiram a atividade, ela nos trouxe emoções boas e ruins.
    Sugestão: poderiamos pensar em algo do tipo "Diário de bordo" ou "memórias registradas".


    O plano foi o seguinte! Vamos explorar o bairro, tirar fotos e mostrar aos outros da turma o que nós vemos dele!
    Ué? Mas o que nós vamos fotografar Leandro??
    O que vocês quiserem!



    Os jovens distribuíram-se por conta, e também por conta escolheram os locais onde seria interessante realizarem os "olhares fotográficos", e foram a campo!
    Como produto final deveriam criar uma forma de apresentar o que foi visto para a turma. Imprimiram as fotos, e criaram 4 cartazes, e 2 álbuns de fotos. 

    O mais curioso da atividade, é que apenas um grupo apresentou uma visão diferente do que achava do bairro, e ao invés de fotografar ruas sem asfalto, lixo e demais problemas, fotografaram crianças brincando, praças e espaços para diversão.
    Finalizei a atividade problematizando a produção. Tanto no resultado, quanto na forma de expressão. Será que conseguimos fazer mais do que cartazes com colagens e frases de efeito?? É possível usarmos nossa criatividade, nossos talentos e potenciais para desenvolvermos algo mais legal e de fácil assimilação para todos?

    • 2ª Semana.
    Sair na chuva
    Dia 02-03-2011, Terça feira - fomos conhecer alguns trabalhos que o pessoal do PJU 5ªEd. criou. saimos daqui aproximadamente as 14:30, porem a chuva nos pegou no caminho. Como nem todos tinham guarda chuva, tivemos que parar em um lugar para nos proteger da chuva, e o lugar mais apropriado que encontramos foi o ponto de ônibus.
    No entanto, a chuva não passou, e seguimos assim mesmo. Ao chegar lá, olhamos tudo muito rápido, e nosso conclusão foi que "uma pichação é muito pouco para o potencial de jovens tão criativos"


    A idéia era explorar o bairro observando as intervenções dos jovens das outras edições. Porem, no meio do caminho a garoa nos pegou, e a garoa vira uma fina chuva! Paramos um pouco pra esperar a chuva parar, e quando ela diminuiu tentamos continuar nosso trajeto, mas a chuva não deixou!

    Voltamos pra ong um tanto molhados, e antes de dispensar a turma (pra ninguém ficar resfriado) a pergunta que fiz a turma disse um pouco do espírito do jovem na cidade. 

    Quando vocês saem para ir ao médico, procurar emprego ou trabalhar, ir pra escola... Ou ir em qualquer lugar pela cidade... vocês só enfrentam dias bonitos, sem transito, onde tudo dá certo??

    Sair para explorar o bairro
    Dia 03-03-2011, quarta feira - todos saímos em grupos de 06 pessoas para ecplorar o bairro e registrar, com fotos, pontos importantes. Cada grupo foi para um determinado lugar. O principal foco dos grupos foi registrar pontos negativos para depois tentarmos concertá-los. e a conclusão da atividade foi a importância do registro em nosso dia-a-dia.

    • 1ª Semana.
    Havia quatro amigas indo para o seu primeiro dia de aula na Vento em Popa.  Carla, Léia, Josy e Ariely.
    Todas estavam aflita, empolgadas e ao mesmo tempo nervosas, pois o pensamento delas era:
    Será que vai ser legal?
    Será que as pessoas são legais?
    Será que eu vou me dar bem com todos e eles irão gostar de mim?
    estes eram os pensamentos das quatro garotas.
          Chegando lá, elas entraram na sala da ong, onde estavam todas as outras pessoas. O pensamento delas não mudou ao olharem todas aquelas pessoas, e com certeza, era esse mesmo pensamento que todas as outras pessoas estavam tendo ao olharem para aquelas quatro amigas.
          Dai chega o Leandro, se apresentando e pedindo para que todos se apresentem, falando nome, idade, de estuda, e o porque estavam ali naquele lugar (o que queriam ali). Todos tinham vergonha, mas a primeira vez é sempre assim.
    As amigas foram embora, mas comentaram entre si:
    Há, não dá pra falar nem bem nem mal ainda....
    Há, eu gostei...
    Há, foi legal...
    E assim por diante.

    No segundo dia, ainda com vergonha, o educador dividiu a turma. Foram divididos dois grupos com uma quantidade de alunos, esses alunos tiveram que fazer uma pequena peça de teatr onde o tema era livre. E escolheram "drogas" e "escola". Dois temas importantes por sinal. Depois que apresentaram, o educador fez algumas perguntas como: Porque escolheram este tema? Foi facil ou dificil fazermos esta atividade? Todos os integrantes ajudaram na produção?
    No terceiro dia, elas estavam um pouco mais "soltas" perdendo a vergonha, e se entrozando com todos. Tiveram um passeio. Foram ao "polo cultural" onde conheceram outras pessoas, tiraram duvidas e ficaram mais informadas sobre o projeto. O que era, e para que servia.

    Lá descobriram que seu educador tem outros talentos, como tocar tambor. As amigas acharam aquele dia maravilhoso, perderam mais a vergonha, e fizeram novas amizades (claro, tudo no seu tempo), afinal, é devagar que se chega longe.

    Sabe comé... Primeira semana de atividade dos jovens urbanos, e aquela aflição toda! Jovens curiosos e tímidos, educador cabreiro e atento... Casa sendo arrumada conforme os novos donos vão chegando... e por ai vai! Processo de inicio das atividades babilônio!
    Eu como educador tiozinho no programa (Segunda edição que participo) decidi que iria desenvolver com esses jovens algumas das atividades que deram certo logo de cara na edição passada. Aquela idéia de corrigir os erros sabe? Segunda chance de desenvolver um trabalho, apostando logo no que funcionou!
    Começamos a primeira semana já acelerando o processo. Com todos se conhecendo e entrosando bem... e de cara indo pra atividades mais pesadas, que favoreça os jovens a entender que aqui, o ritmo será frenético! Vamos ver o que os próximos dias nos reservam...A Babilônia já está em chamas...

    Um comentário:

    1. Opa......
      Muita coisa legal em galera..
      Vocês fizeram uma retrospectiva contagiante pra quem lê.
      um abraço
      Parabéns

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