sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Já começou a sexta edição do PJU de Vento em Popa!!!!

A primeira semana de atividades com os jovens foi bem divertida, produtiva e muito proveitosa, com a presença de aproximadamente 25 jovens na turma da manhã e 26 na turma da tarde. No primeiro dia fizemos  rodas e dinâmicas de apresentação, exibimos vídeos com produções das edições anteriores, sobre o programa e vídeos de projetos paralelos que acontecem na região, além de uma roda de conversa sobre as expectativas dos jovens, as dúvidas, propostas e objetivos do PJU.


No segundo dia junto com a turma da manhã "pintamos o 7", realizamos uma dinâmica de integração com muita tinta onde os jovens puderam se  conhecer, ter um maior entrosamento, onde foram formados grupos a partir das cores escolhidas pelos jovens. Após escolherem as cores, os jovens se agruparam pelas tonalidades escolhidas, formando 5 grupos de 5 jovens, em que cada grupo representava uma cor.

Após a formação dos grupos, os jovens realizaram intervenções nas paredes da ONG, fazendo letras, frases e desenhos livremente com latas de spray. Após as intervenções, observamos os resultados e discutimos sobre eles questões voltadas a cidade, a região que eles moram e as intervenções urbanas.



Logo após, os grupos tentaram dialogar entre si uma proposta de intervenção única por grupo. Depois de chegarem a um consenso, as intervenções tiveram melhor resultado tanto no âmbito técnico quanto no relacionamento entre os jovens.



Por último nos dividimos em dois grandes grupos e dessa vez não mais por cores, e os grupos tiveram acesso a todas as cores chegando num censo comum para qual imagem seria pintada representando todos os jovens.   O resultado final foi de  duas paisagens com o por-do-sol, bem melhor que as intervenções anteriores, que foram repintadas dando lugar as artes finais.



Foi aí onde discutimos como projetar algo em conjunto, a importância de um planejamento e também sobre a importância dos registros dentro de um projeto.


Depois disso, na turma da tarde...;)


Quarta Feira – 23 de Fevereiro de 2011

As atividades da sexta edição do programa jovens urbanos na turma da tarde começaram quente!
O educador Leandro propôs pra turma (neste momento com 26 jovens) duas dinâmicas de               apresentação, nas quais alem de ambientar os jovens com o espaço e com os outros educandos, tiveram como objetivo a descontração e integração da turma como um todo.

No primeiro momento, fizemos uma roda onde em 6 rodadas os jovens falariam seus nomes, idades, bairros, time de futebol, uma palavra que os definem, e o que não gostam de fazer. Questões diversas, porem que posteriormente foram utilizadas para exemplificar aos jovens que mesmo tendo diferenças em alguns pontos, em outros temos muito em comum.

A segunda atividade de apresentação foi a formação de duplas, onde os jovens conversariam entre si para se conhecerem melhor, e após um tempo pré determinado, se apresentariam para a turma sendo a outra pessoa da dupla. Esta atividade possibilitou que eles alem de se conhecerem melhor, tivessem momentos de muitas risadas.

Seguimos a atividades apresentando os parâmetros do programa, os ideais e ações da ONG de origem, e exibimos um vídeo com produções jovens da 5ª edição!

Concluímos este primeiro dia, com uma atividade onde os jovens se dividiriam em 3 grupos, e com base no apresentado iriam discutir e fazer o levantamento de quais recursos conhecem sobre um território formativo em especifico. Forem escolhidos os campos da Cultura, Lazer e Esporte.



O propósito desta atividade, foi apresentar noções de trabalho em equipe, e ressaltar a importância de prestarem atenção nas falas, e acontecimentos diversos durante as atividades. Práticas que serão extremamente úteis e necessárias durante as explorações,  experimentações, e culminarão na qualidade de suas produções.



Quinta Feira – 24 de fevereiro de 2011

Esta nossa segunda atividade contou com a presença de 03 jovens que por permuta, passaram da turma da manhã para a turma da tarde.

Começamos a tarde com a apresentação dos 03, e posteriormente com uma dinâmica de aquecimento onde todos os presentes dispostos em circulo deveriam olhar para a pessoa do lado direito e esquerdo. Depois disso, todos se levantariam e andariam aleatoriamente pela sala, até  que  o comando “Parou” fosse dado pelo educador. Todos deveriam então dar a mão direita para a pessoa que estava a sua direita no circulo, e de igual forma fariam o mesmo com a mão esquerda.



Todos ficariam então “emboladões”, e a dinâmica teria como desafio, desatar esse nó, sem a possibilidade de soltarem as mãos. O propósito da atividade, é mostrar que mesmo com um grande problema, é possível através do trabalho e cooperação coletiva resolvermos a questão.

Avançamos então rumo a programação do dia, que fugiu do planejado pelo educador por causa da chuva que se formava no bairro (daríamos um role pelos projetos desenvolvidos nas edições anteriores).

A atividade proposta foi a criação de 03 grupos, onde os jovens iriam desenvolver uma pequena peça de teatro, com a organização e distribuição de tarefas feita por eles mesmos. A temática da peça deveria passar por questões ligadas a juventude e cidade, porem dentro deste grande campo de possibilidades, a escolha que os nortearia também seria feita em grupo.

A turma entendeu que a formação de 02 grupos seria melhor para o trabalho, e após a divisão dos jovens, formos para a ação. Durante toda a tarde discutiram, deram risadas, ensaiaram, rediscutiram, reescreveram roteiros e falas, ensaiaram novamente, e finalmente, apresentaram pra turma a sua produção!



O primeiro grupo decidiu falar sobre a questão escolar, e a importância da complementação escolar na vida dos jovens. Reproduziram uma sala de aula, onde três alunos dito por eles como “bagunceiros” tiveram uma melhoria no desempenho e comportamento após conhecerem e participarem das atividades de uma ONG.

O segundo grupo também falou da importância das atividades extras, mas neste caso, no viés comunitário. Apresentaram  o caso de um grupo de jovens envolvidos com drogas, que após o participação em um grupo jovem em uma ONG tiveram suas vidas “melhoradas”.

            Finalizamos a atividade com muita discussão, brincadeiras e reflexões sobre os temas abordados, e ressaltamos em grupo a importância de observar que como a temática foi livre e escolhida em grupo, assuntos como drogas, e relações escolares estão em voga na vida destes jovens. A maioria dos presentes colocou seu ponto de vista na discussão, e todos fomos embora com aquele ar de “estou pensando sobre isso”...
Vamos ver  o que os próximos dias nos reservam...A babilônia já está em chamas...

5 comentários:

  1. Muito loca essa semana, já rolou de tudo, experimentação e produção!

    É isso aí galerinha!

    Abs,
    Valtinho

    ResponderExcluir
  2. Verdade... Está muito empolgante as produções do curso!!
    Cada vez está ficando melhor!!
    ^^

    ResponderExcluir
  3. Salve galera da sul, blz?
    Eae Valter de vento em popa ein, estamos aqui do lado leste um tanto distante porém tão próximos no dia a dia, realidades e expectativas comuns...
    Tudo bom pra vocês e muita energia nesta edição.
    Forte abraço.

    Pedro Rafael (Ibradesc)

    ResponderExcluir
  4. É isso ai galera, estou sentindo que o PJU6 está de vento em poupa!

    ResponderExcluir
  5. Cada dia uma aprendizem nova, Ja esta rolando de tudo mesmo:D.E cada vez mas ter mas conhecimentos

    Jessikinhaa

    ResponderExcluir