quinta-feira, 28 de julho de 2011

O porque fazer atividades conjuntas inter-turmas??


Nós educadores do Jovens Urbanos da 6ª edição – Leandro e Jonato acreditamos na importância de ações conjuntas inter turmas, e também inter-ongs, pois após o término do programa, a vida continua! 
É muito importante fortalecer os círculos sociais dos jovens, os fazendo entender que alem de uma “classe” vivemos em convívio com diversas pessoas em nossa casa, rua, bairro, cidade, etc. E que para vivermos bem, precisamos aprender a conviver em harmonia com o outro. Este é o principal motivo de nossa escolha.
Fazemos um planejamento único, algumas saídas e atividades iguais e compartilhadas pra isso!

COEXISTIR! Conhecer o outro, e buscar no outro, conhecer a nós mesmos!

Por Leandro e Jonato

Uma banda ruim OU o florescer de uma boa idéia OU...

Um relato importante a ser feito, foi a impressão de uma atividade que só descobri que rolou uns dois meses depois da minha intervenção!
Conversando com o educador Dell (zona Leste), ele me disse que os jovens da ONG que ele trabalha não curtiram as musicas que a minha banda tocou naquele dia do clube (Realmente, o primeiro dia de apresentação não foi tão contagiante como o segundo) pois tocamos reggae, Mpb, e uns forrós estranhos (pra eles) que eles não conheciam. Porem, esta critica deu subsidio ao educador para apresentar artistas da região norte e nordeste (como Luiz Gonzaga, Elba e Zé Ramalho entre outros), e contextualizar a questão cultural aos jovens que só queriam ouvir funk! Então, achei muito bom, que esse “não gostar” virou uma atividade muito boa e bem pensada pelo Dell. Fica ai o meu relato!


Por Leandro

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Nossas novidades!

Vem as novidades nas páginas impressões impressas (turma da manhã) e diário de bordo (turma da tarde!!)

Participe, provoque, comente!!!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Da semana de arte moderna de 1922 até nossos dias em 2011 passaram-se ventos, tendências, gerações e 89 anos. Porem, os sonhos de Mário e  Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti (entre outro) continua vivo. 
A antropofagia intelectual é nosso guia. Degustar o antigo - o já existente, e criar o novo (ser o novo) nos encanta!!
Do Jardim Gaivotas potencializamos e trocamos sonhos jovens, sendo jovens!!! Erguemos nossas bandeiras, vózes e pés do solo para a semana de arte do PJU.
Aqui faremos poesias, videos, rádios, fanzines, esculturas, cartografias, exposições e painéis com o unico objetivo de roubar um pouco do brilho do sol... e colocar em nossos olhares...

Bem vindos
Leandro Sequelle

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O corpo

Sequelle - 15 de Março de 2011

Hey você que sonha com um novo dia
Acorda pro seu querer e coloca na vida poesia
Um universo de cores, de idéias praticas
Faça do seu espaço, o SEU espaço, a sua temática
A sua cara e experiência
Não esqueça que você pode mais!! Exerça a crença
De que tudo é possível
Vá para um nível em que você seja UMA pessoa incrível
Responsável pela realização dos desejos
Que faça os anseios maiores do que apenas devaneios
Você é um universo de possibilidades
Você é o Jovem, A alma, O corpo , A cidade
E ninguém pode dizer que você não vai conseguir vencer...
O que quiser é possível... e ai... O que vai ser?



terça-feira, 15 de março de 2011

Um Leve Toque de Poesia


Embora não esteja presente  em nosso planejamento, nós da Vento em Popa pensamos uma estratégia para fomentar o gosto da poesia e ao mesmo tempo trabalhar a  questão do letramento. Eu Valter, combinei com as duas turmas que iria cumprimentá-los no início do dia e no início da tarde com uma poesia. A princípio perguntei  para cada uma das turmas se alguém gostava de poesia, depois deflagrei uma poesia do ilustre Sérgio Vaz (Os Miseráveis), daí  então perguntei novamente  quem gostou da poesia, foi unânime todos levantaram a mão.

Esta foi a provocação para começar as discussões, e segui religiosamente minha  tarefa de recitar a poesia nossa de cada dia. Com isso  em uma conversa informal fora da ONG, uma jovem disse ao educador Leandro: "Eu não gostava muito de poesia, na verdade não gostava nada, mas depois que o Valter começou a recitar as poesias todos os dias mudei minha opinião e agora gosto de poesias, pelo menos comigo rolou uma transformação."

 O objetivo é que agora agente passe a debater o contexto das poesias lidas. Hoje cada educador trouxe uma poesia e fizemos um mini sarau com a turma da tarde. Depois pegamos a poesia "O corpo", do educador Leandro e dividimos os jovens em 4 grupos, que tinham como meta,  entender o texto e expressar o   entendimento de cada grupo de maneira livre. Houveram muitas dificuldades em produzir as expressões, mas amanhã continuaremos...

Com isso pretendemos estimular a  vontade de ler e escrever. Na turma da manhã esse exercício está sendo realizado com a construção da página Expressões Impressas, criada pelos próprios jovens, editada e pensada por eles.